Os primeiros QR Codes foram criados em 1994 por Denso Wave, com a finalidade de facilitar a identificação das partes de carros nas fábricas da Toyota. A tentativa de agilizar tudo isso até batizou o sistema: “QR Code” quer dizer, em inglês, “Quick Response Code” (algo como Código de Resposta Rápida).
Definição:
O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional. Utilizado em aplicativos que reconhecem as informações após captura de imagens em câmeras de aparelhos celulares, para gerar ações como o acesso direto a WAP sites, cupons de desconto, catálogo,informações, etc.
Como funciona?
Tudo no QR Code funciona de maneira regionalizada e cada um daqueles quadradinhos (e quadradões!) pretos e brancos tem uma função específica. Como o código é em duas dimensões, é necessário um aparelho com câmera digital e um programa especifico que lê e interpreta as informações contidas nele.
Existem mais de 40 tipos e eles variam em tamanho, quantidade e também na configuração dos módulos.
O uso de códigos QR é livre de qualquer licença, sendo definido e publicado como um padrão ISO. Os direitos de patente pertencem a Denso Wave, mas a empresa escolheu não usá-los.2 O termo QR code é uma marca registrada da Denso Wave Incorporated.
Na internet, existe desde criadores de QR Code, até leitores para smartphones e PCs.
Crie o seu QR Code aqui.
Leitor QR Code para Android aqui

Nenhum comentário:
Postar um comentário